Antes do Rapto.












Momentos antes do Arrebatamento.


A transformação dos Santos.



        

1 coríntios cap. 15 vs 51;52


 51  Eis que eu digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, 

52  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.


O arrebatamento é um evento aguardado por muitos cristão em todo o mundo, mas antes de acontecer o arrebatamento da igreja vai acontecer outro evento muito importante que é a transformação dos santos.


Pois o arrebatamento não acontecerá sem antes acontecer a transformação dos Santos.


Exegese do texto: 1 coríntios 15 vs 51;52


 Um mistério


Nem todos dormiremos


Todos seremos transformados


Num momento, num abrir e fechar de olhos


( Ante a última trombeta ) a trombeta soará


Os mortos ressuscitarão primeiro (incorruptíveis)

E nós seremos transformados.


Vs 54 parte b então se cumprirá a palavra que está escrita Tragada foi a morte na vitória.

A dinâmica de como esse evento vai acontecer é muito profundo e tremendo.


Quero compartilhar esse texto com você, que medita nas santas escrituras e acredita no rapto dos Vencedores.


Um mistério:


O apóstolo Paulo ele começa falando, sobre um mistério e que mistério é esse?


Esse mistério que o apóstolo Paulo está falando, envolve toda a dinâmica da transformação, quando for dada a ordem os mortos  ressuscitarão, as almas que estão salva com o Senhor, voltarão a terra para receber seus corpos, e a terra vai dar seus mortos, o mar também vai dar seus mortos, todos lugares que tiverem um corpo santo, a terra vai devolver, essa é a ordem.


Nem todos dormiremos (ou morreremos):


O apóstolo Paulo está afirmando que quando chegar a hora de acontecer esse evento espiritual, muitas pessoas vão estar vivas aqui na terra, e outras pessoas estão mortas ou dormindo no Senhor.


Transformados:


Paulo afirma que todos serão transformados, os que estiverem vivos e os que morreram em Cristo.

 

Mas a ordem dos fatos é, os que morreram em Cristo, ressuscitarão primeiro 


1 Tessalonicenses  4 ; 16 parte b, em um corpo transformado e incorruptível


 1 coríntios 15 ; 51 parte b.


Quando  os mortos que morreram em Cristo ressuscitarem eles se levantaram transformados e incorruptíveis, porque a terra vai devolver seus corpos, o mar também vai devolver seus corpos, as cinzas também, esse processo é muito poderoso por que essa transformação vai acontecer num abrir e fechar de olhos.


Isaías 26;19 Contudo, os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão! Despertai e cantai, pois, vós os que retornaram ao pó; despertai e cantai com grande júbilo. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos!


Apocalipse 20; 13  O mar entregou os mortos que jaziam nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e um por um foi julgado, de acordo com o que tinha feito.


João 5:28,29 Não vos admireis quanto a isso, pois está chegando a hora em que todos os que repousam nos túmulos ouvirão a sua voz …


Obs: Não tem lógica esses textos, se de fato essas almas que estão salva em Cristo Jesus não voltarem para receber os seus corpos. Por isso eu afirmo que o nosso Senhor vai transformar os corpos e não as almas, ou seja cada Alma vai retornar  a terra e a terra vai devolver seus corpos de forma incorruptível.


1 Tessalonicenses 4:14,15 Porquanto, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, da mesma maneira devemos crer que Deus, por intermédio de Jesus, trará juntamente com Ele os que nele faleceram. 


Apocalipse 20:5,6,12 Entretanto, os demais mortos não reviveram, até que se completassem os mil anos. Esta é, pois, a primeira ressurreição. …


Esses textos bíblicos alegraram meu coração, o que Deus vai fazer por intermédio de  Jesus é extraordinário, e tudo isso vai acontecer num abrir e fechar de olhos .


Depois nós seremos transformados:


A palavra depois nos dá a entender que haverá um curto espaço de tempo entre os que morreram em Cristo e os que estão vivos, mas quanto ao espaço de tempo entre os vivos e os mortos, para mim não importa, o que  importa é a nossa transformação antes de sermos arrebatados.


Num momento, num abrir e fechar de olhos: 


 O apóstolo Paulo afirma que esse momento da transformação será num abrir e fechar de olhos, muitos pregadores andam ensinando, que o arrebatamento e num abrir e fechar de olhos, isso não é verdade até porque o texto é bem claro, não se trata do Arrebatamento mais da transformação dos santos tanto dos que vivem e também dos que morreram em Cristo.


O texto diz que a transformação é num abrir e fechar de olhos. 

Se não acontecer a ressurreição dos que morreram em Cristo, e a transformação dos Santos que estão vivos, não haverá o arrebatamento da igreja.


Leia Atos Capítulo 1 ; 9 a 11 

você vai entender como será o arrebatamento, leia com atenção.


9 Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. 


10 E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, 


11 que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.  NVI


Esse texto mostra claramente como será o arrebatamento da igreja.


Mais informações no meu livro, Meu comentário O Rapto Dos Vencedores.


Ante a última trombeta ( a trombeta soará ). 

 O apóstolo Paulo afirma que esse momento da transformação vai ser ao som de uma trombeta,



 mas aqui tem mistério .


 ( De qual trombeta o apóstolo Paulo está falando?) 


Bom para explicar isso temos que ler sobre as tipologias bíblica, 


porque escrevo com convicção que o apóstolo Paulo não está se referindo as trombetas do Apocalipse.


As trombetas do Apocalipse vai trazer castigo sobre a terra, e a última trombeta vai trazer morte sobre a terra.


Então logo entendo que o apóstolo não está falando dessa trombeta, até porque Paulo não tinha essa referência. A carta escrita aos Coríntios foi escrita 40 anos antes do livro do Apocalipse.


Tipologia Bíblica


Definindo o que é Tipo:


Tipo


Objeto que serve de modelo, figura, exemplo, sinal ou Sombra.


 palavra grega tipos


A tipologia bíblica é uma teoria que afirma que uma pessoa, coisa ou acontecimento do Antigo Testamento tem um sentido simbólico, prefigurando uma realidade que se manifesta no Novo Testamento.


 Assim, por exemplo, Adão é a figura de Cristo (o novo Adão); o dilúvio representa o batismo; a entrada de Noé na arca, os dias de Ló, estão ligados ao arrebatamento da igreja etc.

Acredito que o  apóstolo Paulo está usando uma tipologia quando ele fala da última trombeta.


De qual trombeta o apóstolo Paulo está falando?

Acredito que ele está fazendo menção ao texto de 


Números capítulo 10 : 1 ; 7


1 Disse mais o Senhor a Moisés:


2  Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para convocares a congregação, e para ordenares a partida dos arraiais.


3  Quando se tocarem as trombetas, toda a congregação se juntará a ti à porta da tenda da revelação.


 4  Mas quando tocar uma só, a ti se juntarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.


5  Quando se tocar retinindo, partirão os arraiais que estão acampados da banda do oriente.


 6  Quando se tocar retinindo, pela segunda vez, partirão os arraiais que estão acampados da banda do sul; para as partidas dos arraiais se tocará retinindo.


7  Mas quando se houver de reunir a congregação, tocar-se-á sem retinir:


Esse texto fala que ao tocar a primeira trombeta, uma vez o povo saberá que tem que se reunir de frente a tenda da congregação, ou tenda do encontro ou tenda da revelação, quando tocar retinindo a segunda vez o povo saberá que tem que partir.


Veja agora a tipologia: 


No primeiro toque todo o povo se junta, os chefe, príncipe de cada tribo, e o povo, no tocar da segunda trombeta e a última todos saberão que tem que partir.


Acredito fielmente que Paulo está se referindo a essa trombeta de partida,


Em Tessalonicenses 4;17 fala do ajuntamento do povo de Deus nas nuvens e também fala da nossa partida que é o arrebatamento ao som da última trombeta.


Os mortos ressuscitarão primeiro (incorruptíveis ).

Nesse momento os que morreram em Cristo ressuscitarão.


 Como isso vai acontecer? 


As almas que foram salvas em Cristo, essas almas vão voltar para terra para receber seus corpos que a terra  desfez.


Isaías 26;19 Contudo, os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão! Despertai e cantai, pois, vós os que retornaram ao pó; despertai e cantai com grande júbilo. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos!


Apocalipse 20; 13 O mar entregou os mortos que jaziam nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e um por um foi julgado, de acordo com o que tinha feito.


João 5:28,29 Não vos admireis quanto a isso, pois está chegando a hora em que todos os que repousam nos túmulos ouvirão a sua voz …


Mas esse processo será num momento num abrir e fechar de olhos, por isso o Apóstolo Paulo diz que é um mistério.


E nós seremos transformados:


E depois da ressurreição dos mortos, os que ficaram vivos terão o privilégio de não terem passado pela morte, pôs eles serão transformados, e assim cumprirá a palavra do senhor que diz,


Vs 54 parte b então se cumprirá a palavra que está escrita Tragada foi a morte na vitória.


 Quando o processo da transformação terminar aí acontecerá o Grande momento que é o arrebatamento da Igreja ou se preferir pode ser chamado o Rapto dos Vencedores.





Agradecimientos:


Agradeço ao meu Deus e Pai por todas as coisas boas que vivi, porque sei que o bem apenas dele é, e peço a Deus que abençoe a todos os meus irmãos em Cristo e também aqueles que estão me apoiando nesse meu novo projeto.


Obrigado a todas as pessoas que contribuíram para meu sucesso e para meu crescimento como pessoa. Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês.



Miqueas Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Trono de Deus Segundo a Visão de Ezequiel

Meu Comentário para Mateus 27:1-54

Meu Comentário para Macos 15:1 - 41